Podcast na Pós-Graduação da UFSC aproxima ciência de diferentes públicos e amplia difusão do conhecimento
O Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC está inovando na forma de
disseminar o conhecimento científico: por meio da disciplina Produção e Veiculação do Conhecimento, estudantes produziram podcasts sobre temas diversos da área, aproximando a pesquisa acadêmica de diferentes públicos.
A disciplina tem como objetivo compreender o processo de produção, difusão e disseminação do conhecimento em Educação Física, com foco na integridade científica e inovação contemporânea. Entre os temas abordados ao longo dos anos estão: empreendedorismo científico, financiamento de pesquisas no Brasil e no exterior, estratégias de divulgação científica, regramentos de periódicos e transferência de conhecimento para políticas e práticas sociais, econômicas e ambientais.
Neste ano, a disciplina foi oferecida de forma condensada em duas semanas do terceiro trimestre letivo, incentivando os estudantes a produzirem podcasts como ferramenta de inovação na comunicação científica. Foram gravados sete episódios, sobre assuntos como:
- Etarismos, segurança e envelhecimento;
- Corpo, Mente e Movimento;
- Teoria da Autodeterminação e Educação Física Escolar;
- Ginástica Rítmica e Masculinidades;
- Terapias complementares e crianças com espectro do autismo;
- Atividade física e oncologia;
- Fisiologia no futebol de base.
“O uso do podcast como ferramenta de disseminação científica em Educação Física permite elevar a ciência e aproximá-la de diferentes públicos”, destaca o professor Dr. Thiago Matias, responsável pela disciplina.
A disciplina contou ainda com a participação das professoras Sofia Wolker Manta e Jaqueline Aragoni, ambas em estágio pós-doutoral, apoiadas por bolsas da FAPESC e do CNPq, respectivamente.
Mais informações:
Programa de Pós-Graduação em Educação Física – ppgef@contato.ufsc.br



Access our English website here