Matrícula em Disciplina Isolada

(ATENÇÃO: ALUNOS REGULARES DE OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PRÓPRIA UFSC DEVEM SEGUIR AS ORIENTAÇÕES CONSTANTES NO ENDEREÇO A SEGUIR: https://ppgef.ufsc.br/matricula/matricula-de-alunos-regulares-de-outros-programas/)

Orientações gerais sobre a realização de matrícula em disciplina isolada

Informações gerais

Matrícula isolada é o vínculo de dedicação parcial com o curso, em que o aluno se encontra matriculado em apenas uma disciplina. Ao término da disciplina em questão o vínculo com o curso se encerra.

Com a conclusão da disciplina, e a emissão da nota pelo professor responsável pela mesma, o aluno que teve a matrícula isolada tem direito ao recebimento de declaração com todas as informações sobre a disciplina em questão (descrição da disciplina, período de ministração, nota obtida, ementa).

O regimento do PPGEF permite a matrícula isolada em apenas uma disciplina por período letivo. O interessado pode cursar o máximo de oito créditos nesta modalidade, em períodos letivos diversos. Solicitações de matrícula que extrapolem o limite de créditos citado acima serão automaticamente indeferidas.

Quem pode solicitar a matrícula isolada em disciplinas do PPGEF

Portadores de diploma de graduação em Educação Física ou em áreas afins (Dança, Recreação ou Esportes).

Excepcionalmente, interessados que não tenham graduação em Educação Física ou nas áreas afins supracitadas, mas que sejam alunos regularmente matriculados em curso de mestrado ou de doutorado de programas de pós-graduação de outras instituições de ensino superior reconhecidos pela CAPES, poderão ser admitidos como alunos com matrícula isolada mediante comprovação por meio de atestado de matrícula.

Quais disciplinas aceitam a realização de matrícula isolada

– Disciplinas optativas dos cursos de mestrado e de doutorado;

– Disciplinas obrigatórias do curso de mestrado admitem a matrícula isolada somente no caso de o interessado ser aluno regularmente matriculado em curso de mestrado ou de doutorado de programa de pós-graduação de outra instituição de ensino superior reconhecido pela CAPES, mediante comprovação por meio de atestado de matrícula;

– Disciplinas obrigatórias do curso de doutorado admitem a matrícula isolada somente no caso de o interessado ser aluno regularmente matriculado em curso de doutorado de programa de pós-graduação de outra instituição de ensino superior reconhecido pela CAPES, mediante comprovação por meio de atestado de matrícula.

Atenção: a matrícula isolada em disciplinas do PPGEF é sempre realizada no nível “mestrado”, em regime de dedicação “parcial”, independentemente da disciplina cursada.

Documentos necessários à solicitação de matrícula isolada

Os documentos a seguir devem ser disponibilizados como arquivos eletrônicos separados em formato PDF:

Formulário de matrícula em disciplina isolada (disponível para download aqui), devidamente assinado pelo requerente e pelo professor responsável pela disciplina em questão;

Diploma de graduação (frente e verso) (excepcionalmente, em razão do atraso na expedição de diplomas decorrente da pandemia, poderá ser aceito certificado de colação de grau);

Documento de identidade;

CPF (dispensável caso a informação já conste no documento de identidade);

Atestado de matrícula emitido pelo curso de origem, quando for o caso.

Procedimentos para solicitação da matrícula isolada

Conferir o período de matrícula isolada constante no quadro de horários das disciplinas do trimestre letivo em questão. Certificar-se de que a disciplina admite matrícula isolada.

Atenção: será possível encaminhar o pedido de matrícula isolada somente dentro do período estipulado no quadro de horários.

Preencher o formulário de matrícula em disciplina isolada e assiná-lo.

Entrar em contato com o professor responsável pedindo autorização para cursar a disciplina com matrícula isolada, enviando em anexo o formulário de matrícula e solicitando ao mesmo que o assine digitalmente, caso autorize a sua participação.

É importante observar que, independentemente do aceite da matrícula na disciplina em questão pelo professor responsável, esta somente será efetivada pela Secretaria do PPGEF caso haja vaga disponível na mesma e caso todos os documentos necessários tenham sido devidamente encaminhados. O saldo de vagas será determinado a partir do quantitativo de alunos regulares matriculados nas disciplinas. Caso haja mais solicitantes de matrícula isolada do que vagas disponíveis, será dada prioridade para os interessados que tenham encaminhado primeiro seu pedido de matrícula (o sistema CAPG registra data e horário exato do envio da solicitação de matrícula isolada).

No link a seguir <https://ppgef.ufsc.br/o-programa/corpo-docente-2/> podem ser consultados os endereços de e-mail dos professores do PPGEF, para contato.

Uma vez recebido o formulário de matrícula assinado pelo professor responsável, e de posse dos demais documentos requeridos, o interessado deverá encaminhar o pedido de matrícula isolada por meio do sistema CAPG.

Enviando a solicitação de matrícula isolada por meio do sistema CAPG

Acessar o endereço abaixo:

https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml

Realizar o cadastro para acessar o sistema, caso ainda não possua IdUFSC.

Na tela seguinte, selecione o “Programa de Pós-Graduação em Educação Física”, o nível “Mestrado”, o polo “Universidade Federal de Santa Catarina” e o processo “Matrícula em disciplina isolada no trimestre” correspondente ao que esteja pleiteando a matrícula.

Na tela adiante, selecione a área de concentração da qual a disciplina faz parte. Caso tenha dúvida quanto a isso, verifique a informação no endereço abaixo:

https://ppgef.ufsc.br/horarios-das-disciplinas/grade-de-horarios/ano-letivo-de-2021/

Caso a disciplina seja “comum a todas as áreas de concentração”, pode ser selecionada qualquer uma das áreas de concentração.

A seguir, selecione uma linha de pesquisa dentro da área de concentração indicada, à sua escolha.

Em “Dedicação ao programa”, selecione “parcial”.

Em “Interesse em bolsa”, selecione “não”.

Não indique nenhum orientador.

Faça então o carregamento dos documentos exigidos à realização da matrícula isolada.

Na próxima tela, insira “Dados pessoais”, “Dados de formação de maior nível” e “Dados para contato”. Em “Necessita de condições especiais para realizar o processo seletivo”, selecione “não”.

Na tela posterior, confirme todos os dados informados. Estando tudo certo, confirme a inscrição. É gerado então um comprovante de sua inscrição.

Confirmação da realização da matrícula isolada

Após o encaminhamento da solicitação de matrícula isolada por meio do sistema CAPG, a Secretaria do PPGEF verificará se a mesma se encontra corretamente instruída, com os documentos necessários devidamente anexados, em conformidade com estas orientações.

Caso a solicitação tenha sido devidamente encaminhada via sistema, e haja vaga disponível na disciplina em questão, o requerente receberá mensagem da Secretaria confirmando a matrícula e informando o número de matrícula.

Caso a solicitação não contenha os documentos necessários ou não atenda ao exigido pelo Programa, ou ainda não haja vaga disponível na disciplina em questão, o requerente receberá mensagem da Secretaria informando que a solicitação foi indeferida.

O sistema CAPG estará aberto para o recebimento das solicitações de matrícula somente no período determinado para a realização de matrícula isolada. As respostas às solicitações de matrícula isolada serão encaminhadas aos requerentes apenas após o término do período de matrícula, informando sobre seu deferimento ou indeferimento. Em caso de indeferimento, por qualquer motivo (encaminhamento incorreto dos documentos ou inexistência de vaga na disciplina em questão), não será possível corrigir ou reencaminhar o pedido de matrícula.

Atenção: as solicitações de matrícula isolada serão recebidas somente por meio do sistema CAPG e dentro do período determinado para a realização de matrícula em disciplina isolada.

Clique aqui para baixar o formulário de matrícula em disciplina isolada