Matrícula de Alunos Regulares

As matrículas no Trimestre 2022/2 serão efetuadas, pela internet, no período de 30/05/2022 a 02/06/2022, por meio do sítio eletrônico capg.ufsc.br.

O sistema CAPG estará aberto para matrícula somente neste período.

O quadro de horários das disciplinas do trimestre 2022/2 está disponível no link: http://ppgef.ufsc.br/calendario/quadro-de-horarios-das-disciplinas. Atentem às observações.

Os mestrandos que tiverem completado o número mínimo de créditos em disciplinas exigido, no total de 24 (vinte e quatro), e que não tenham interesse em cursar mais disciplinas, assim como aqueles que estiverem em prorrogação, deverão efetivar a matrícula em DEF410050 Dissertação.

Os doutorandos que tiverem completado o número mínimo de créditos em disciplinas exigido, e que não tenham interesse em cursar mais disciplinas, assim como aqueles que estiverem em prorrogação, deverão efetivar a matrícula em DEF510020 Tese.

Entre os dias 06 e 10 de junho será possível fazer o ajuste da matrícula já realizada pela internet diretamente com a Secretaria do Programa, por e-mail ppgef@contato.ufsc.br.

ORIENTAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA EM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Os documentos relativos à solicitação de matrícula em estágio de docência a ser realizado no semestre 2022/2 (plano de estágio e plano de ensino da disciplina) devem ser enviados em formato digitalizado (arquivo PDF) para o e-mail ppgef@contato.ufsc.br, no período entre 25/07/2022 e 05/08/2022.

O plano de atividades do estágio deverá obrigatoriamente especificar em sua folha inicial as seguintes informações:

INFORMAÇÕES PERTINENTES À PÓS-GRADUAÇÃO

– Nome do Mestrando ou Doutorando
– Trimestre
– Código e nome da disciplina (DEF410053 Estágio de Docência I ou DEF410054 Estágio de Docência II ou DEF410055 Estágio de Docência III)

INFORMAÇÕES PERTINENTES À DISCIPLINA DO ESTÁGIO

– Código e nome da disciplina do curso de graduação em que estagiará
– Licenciatura ou bacharelado
– Número de créditos semanais
– Fase do curso
– Semestre
– Turma
– Professor ministrante
– Modalidade do estágio de docência (I, II ou III) e cômputo total de horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas a serem ministradas no estagio

Outras informações relevantes:

– O plano de estágio deverá ser enviado ao PPGEF no período especificado, devidamente assinado pelo estudante, por seu orientador e pelo professor da disciplina da graduação, caso não seja o próprio orientador, e com o plano de ensino da disciplina anexo, para ser submetido à necessária aprovação para confirmação da matrícula;

– O estágio de docência será registrado no histórico escolar no 3º trimestre letivo;

– Conforme a RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 3/CPG/2021, o estágio de docência deverá ser cursado pelos estudantes com a seguinte carga horária:

I – Estágio de Docência I (1 crédito = 15 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 3 a 5 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 2 créditos;
II – Estágio de Docência II (2 créditos = 30 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 8 a 10 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 3 créditos;
III – Estágio de Docência III (3 créditos = 45 hs), com plano de trabalho prevendo a ministração de 12 a 15 horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas em disciplina de curso de graduação de, no mínimo, 4 créditos.

O estudante deverá informar na folha inicial do plano de estágio a modalidade de estágio de docência ser cursada (I, II ou III) e o cômputo total de horas-aulas teóricas, teórico-práticas ou práticas a serem ministradas para a determinação do número de créditos correspondente a ser atribuído em seu histórico escolar.

– Após o término do estágio de docência ao final do semestre, o relatório final do estágio, com a nota atribuída, deverá ser enviado em formato digitalizado (arquivo PDF) para o e-mail ppgef@contato.ufsc.br, assinado pelo estudante, por seu orientador e pelo professor da disciplina da graduação, caso não seja o próprio orientador.