Docente do PPGEF é premiado no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

13/11/2023 08:48

O Prof. Dr. Thiago Sousa Matias, docente do Departamento de Educação Física e professor permanente dos programas de pós-graduação em Educação Física e em Saúde Coletiva, foi premiado no Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado na cidade de Garopaba – Santa Catarina, no mês de outubro, pelo trabalho intitulado “Will Artificial Intelligence reveal a covered reality or the preconceived notions of physical activity? The ChatGPT paradox”, que ganhou o 1º Lugar como melhor trabalho científico.

Este trabalho inovador é um experimento que lança luz sobre a integração da inteligência artificial na comunicação em saúde. O estudo evidencia que a inteligência artificial tem a capacidade de penetrar camadas mais profundas na compreensão da realidade, desafiando preconceitos e contribuindo para os avanços na promoção da saúde, quando são consideradas bases teóricas na investigação. Como líder do Grupo de Pesquisa em Motivação e Movimento Humano, o Prof. Thiago Matias é também autor da teoria “The Unifying Theory of Physical Activity”.

O Prof. Thiago Matias destaca a importância das teorias na compreensão da saúde, enfatizando que a ausência delas pode dificultar a implementação de ações e políticas efetivas, inclusivas e impactantes na sociedade.