Infraestrutura
Laboratórios
A partir da conclusão das obras do novo Bloco 5-B (anexo ao Bloco 5-A), realizadas com recursos financeiros do Fundo de Infra-estrutura do FINEP/UFSC, houve ampliação das instalações físicas no Centro de Desportos/UFSC para atender as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta ampliação de espaços físicos no CDS proporcionou a re-adequação de alguns laboratórios e disponibilizou-se espaço físico para implantação de novos laboratórios, a fim de atender áreas emergentes dos respectivos núcleos de pesquisa. A nova configuração dos laboratórios do CDS/UFSC contempla cinco laboratórios de investigação.
O Laboratório de Esforço Físico (LAEF) foi o primeiro laboratório criado no Centro de Desportos da UFSC, tendo surgido em meados de 1980, em uma pequena sala de aula ao lado de um dos Ginásios de Esportes. Atualmente, o LAEF está instalado no Bloco V do CDS, próximo a pista de Atletismo, com uma área de 98 m2 e tendo 5 ambientes distintos: Secretaria, Sala de aula, Sala de teste de esforço, Sala para medidas antropométricas e Sala de Coordenação. Entre os equipamentos, destaca-se 1 esteira rolante, 2 bicicletas ergométricas, 2 analisadores de gases, 1 balança de bioimpedância, aparelho para medir força de membros inferiores, aparelho de preensão manual, material de antropometria (compassos, paquímetros, fitas métricas e frequencímetros).
O LAEF tem como Coordenador o Prof. Dr Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo que conta com uma longa experiência na área da avaliação de desempenho físico. Além do Coordenador, participam um servidor técnico administrativo e bolsistas do curso de graduação em Educação Física. O LAEF é essencialmente um laboratório de pesquisa, extensão e ensino na área de exercício físico. Atende a comunidade de alunos da graduação e pós-graduação em Educação Física, alunos da pós-graduação em Ergonomia (Engenharia de Produção), alunos da Educação Física Curricular dos diferentes cursos da UFSC, como também os idosos do Grupo de Atividade Física da 3ª Idade, que ali são avaliados todos os semestres em termos de aptidão física relacionada a saúde. Na área de ensino, o LAEF tenta atender as necessidades das aulas práticas de disciplinas relacionadas a Adaptações Orgânicas ao Esforço, Medidas e Avaliação em Educação Física, Educação Física Especial, Cineantropometria, Atividade Física e Qualidade de Vida, dentre outras. Os principais protocolos de avaliação do LAEF são: Medidas Antropométricas, Teste de Desempenho em Força Muscular, Flexibilidade, Postura Estática, Testes de Desempenho em Atividades Anaeróbicas, Testes Cardiorrespiratórios.
O Laboratório de Biomecânica (BIOMEC) do Centro de Desportos iniciou suas atividades em março de 2001, com o objetivo de promover o conhecimento relativo à área da biomecânica. Desde a sua implantação vem integrando professores e pesquisadores de diferentes domínios do conhecimento, em especial, das ciências da saúde e das engenharias, na busca de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao movimento humano, seja ele funcional, laboral ou esportivo. Nesse sentido, o BIOMEC vem se consolidando através de projetos multicêntricos e pesquisas individuais, orientadas a qualificação de acadêmicos da pós-graduação e de iniciação científica. Atualmente, o BIOMEC funciona no 2º piso do Bloco V do Centro de Desportos numa sala de aproximadamente 200 m2. Conta com diversos equipamentos para avaliação biomecânica, em especial o Sistema Spica para cinemetria 3D, um sistema de aquisição e processamentos de sinais bioelétricos e mecânicos e um sistema digital para avaliação postural e antropométrica. O BIOMEC tem como Coordenadora a Profa. Dra Saray Giovana dos Santos que conta com uma longa experiência na área de biomecânica. Além da Coordenadora, participam bolsistas do curso de graduação em Educação Física e Engenharia Mecânica.
O Laboratório de Mídia (LaboMídia) foi criado em 2003, na perspectiva de servir de base material e de apoio didático para a formação inicial e continuada em Educação Física no Centro de Desportos, notadamente em tópicos relacionados ao discurso, linguagens e recursos midiáticos, atuando na graduação e na pós graduação, em ensino, pesquisa e extensão. Sua instalação contou com o apoio de diferentes órgãos e programas da UFSC, principalmente do FUNGRAD/UFSC, para a aquisição dos equipamentos, bem como da Direção do Centro de Desportos e do Programa Pró-Extensão/UFSC, respectivamente, na alocação de espaço físico e instalações do laboratório e na concessão de uma bolsa de extensão. O LaboMídia tem como Coordenador o Prof. Dr Giovani De Lorenzi Pires que conta com uma longa experiência na área mídia e conhecimento em Educação Física. Além do Coordenador, há um sub-coordenador e um estagiário do Curso de Educação Física da UFSC. Todos os equipamentos são utilizados na produção/discussão de vídeos e filmes, principalmente no desenvolvimento de projetos que buscam refletir sobre os conflitos e contradições que permeiam Cultura Midiática na sociedade contemporânea; estabelecer um diálogo entre teorias do conhecimento, aspectos socioculturais e mídia; promover estudos sobre a apropriação da mídia como interlocutora nos processos educacionais; estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, em perspectiva crítica, nas relações Educação Física e Mídia.
O Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE) foi instalado em 2005, numa área de aproximadamente 80 metros quadrados, para favorecer o desenvolvimento de investigações relacionadas à pedagogia do esporte. Atualmente, conta com sistema de video, filmadoras e computadores para análise de aulas de Educação Física e sessões de treinamento esportivo. Entre os protocolos de avaliação destacam-se o SOS-Vol (Sistema de Observação do Desempenho no Voleibol), SIMI-Scout (Sistema de avaliação dos esportes coletivos) e KTK (Protocolo de avaliação da Coordenação Motora). O LAPE tem como Coordenador o Prof. Dr Juarez Vieira do Nascimento que conta com uma longa experiência na área de Pedagogia do esporte. Além disso, há atuação de estagiários do Curso de Educação Física da UFSC. Todos os equipamentos são utilizados no desenvolvimento de investigações para caracterização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento de esportes coletivos e individuais, para refletir sobre os procedimentos didático-pedagógicos no ensino de esportes na Educação Física Escolar, e para estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, numa perspectiva reflexiva, sobre o ensino dos esportes.
O Laboratório de Ergonomia (LAERG) foi criado em 2002 para atender os projetos de investigação e programas de intervenção na área de ergonomia e reabilitação cardíaca. Ele possui uma área de 140 metros quadrados, com equipamentos diversos e sistemas de informatização. Entre os equipamentos, destacam-se 14 esteiras rolantes e 10 bicicletas ergométricas utilizadas no Programa de Prevenção e Reabilitação Cardíaca. O LAERG tem como Coordenador o Prof. Dr Osni Jacó da Silva que conta com uma longa experiência na área de Ergonomia e Reabilitação Cardíaca. Além disso, há atuação de estagiários do Curso de Educação Física da UFSC.
A UFSC possui laboratórios especializados nas áreas de Fisiologia, Engenharia Biomédica, Metrologia e Informática que estão disponíveis para o desenvolvimento de estudos específicos ou para a ministração de aulas. Além disso, com base em convênio UFSC/UDESC, pode-se dispor de outros laboratórios de Biomecânica e Fisiologia do Esforço naquela instituição estadual, que também utiliza as instalações do UFSC via projetos integrados.
Além dos laboratórios de investigação, há os Núcleos de Pesquisa do CDS que possuem salas próprias, equipadas com computadores, para a realização de trabalhos e reuniões científicas (colóquios). Cada núcleo de pesquisa (Núcleo de Pesquisa em Atividade Física -NUPAF, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano – NUCIDH e Núcleo de Pesquisa em Educação Física – NEPEF) dispõe de uma sala de 60 metros quadrados com, no mínimo, quatro computadores ligados à internet. Cada um desses Núcleos dá sustentação acadêmica às áreas de concentração do Programa.
Bibliotecas
O Sistema da Biblioteca Universitária da UFSC, totalmente informatizado, é composto pela Biblioteca Central (aproximadamente 800 mil volumes) e de Bibliotecas Setoriais.
Os periódicos específicos da área e de áreas afins encontram-se disponíveis no respectivo setor de periódicos da Biblioteca Central, conforme política institucional que procura atender a toda comunidade universitária. Apesar dos inúmeros esforços para ampliação do acervo de periódicos, lamenta-se o corte progressivo de recursos financeiros para renovação e aquisição de novos periódicos.
Na Biblioteca Central da UFSC estão disponíveis os seguintes serviços aos estudantes e professores: Consulta e leitura (Inclusive nos finais de semana); Alerta (Distribuição de cópias de índices de periódicos, conforme solicitação dos departamentos); COMUT (localização de artigos, cópias, pesquisa on-line); Empréstimos Domiciliares (inclusive de periódicos para docentes e estudantes de pós-graduação); Cabines de Estudos; Visitas Orientadas; Serviço de Fotocópias; Reserva de Material Básico para disciplinas, entre outros. Um aspecto a destacar é que o Centro de Desportos é um centro cooperante do SIBRADID. Além disso, os alunos do PPGEF também têm acesso facilitado (através de convênio) ao acervo bibliográfico do CEFID/UDESC.
A BU/UFSC renovou a assinatura com diversas bases de dados on-line, tanto de bases full-text quanto de bases referenciais nas áreas biomédicas, exatas, humanas, veterinária e agrárias. A biblioteca virtual da UFSC, complementada pelo Portal da CAPES, possibilita aos estudantes o acesso rápido a bancos de dados, destacando-se as bases Education Plus Text WEB, Medline Full File e Sports Discus.
Entre as bibliotecas setoriais da UFSC, que também estão à disposição deste Programa, destacam-se as Bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Isto tem oportunizado acesso ao acervo específico e mais genérico de cada área de concentração do PPGEF, especialmente para atender às necessidades das disciplinas cursadas em Programas de Pós-Graduação dos respectivos centros acadêmicos.
Salas de Aula e Recursos de Informática
As salas de aula da Pós-Graduação em Educação Física, utilizadas exclusivamente para as disciplinas do Programa, estão equipadas com ar-condicionado, micro-computador com acesso à internet, placa com saída para TV (sistema PC-TV), sistema de multimídia (TV e vídeo), com tela e quadro, bem como 30 cadeiras acolchoadas com apoio lateral.
A Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física dispõe de mais um aparelho de multimídia para uso exclusivo das atividades de pós-graduação, nomeadamente a ministração de aulas, realização de reuniões científicas e pedagógicas e também a realização das defesas de dissertação. Ao todo, no Centro de Desportos, seis projetores multimídia estão disponíveis.
O novo auditório do CDS/UFSC (capacidade para 110 pessoas sentadas) tem sido utilizado para a realização das defesas de dissertação bem como para reuniões gerais do curso, como a reunião inicial quando do ingresso de novos mestrandos no programa. Este auditório dispõe de multimídia instalada, cadeiras estofadas e ar-condicionado central. Na UFSC, existem pelo menos outros dez auditórios ou anfiteatros que podem ser utilizados pelo programa para seminários ou encontros científicos mais amplos.
O Laboratório de Informática do CDS (LABINFO/CDS) funciona sob a supervisão de um Analista de Sistemas e de bolsistas de informática da UFSC. Ele conta com 30 micro-computadores para uso exclusivo dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física. Todos os computadores estão conectados à internet, com conta individual e e-mail exclusivo para cada aluno. Além disso, o Núcleo de Processamento de Dados da UFSC, através do LABINFO/UFSC, oferece acesso às suas salas de computação, as quais são abertas a todos os estudantes e possuem grande quantidade de microcomputadores (cerca de 250).
Os Núcleos de Pesquisa e Laboratórios de Pesquisa também possuem micro-computadores e impressoras para utilização de docentes e pós-graduandos. O Núcleo de Manutenção da UFSC tem garantido o pronto reparo de toda infraestrutura, assegurando apoio técnico em caso de problemas nesta área.
Todos os alunos ingressantes no mestrado ou no doutorado recebem automaticamente um endereço eletrônico personalizado. Além disso, a Coordenadoria de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Física dispõe de três micro-computadores e três impressoras para uso administrativo e cada professor permanente do programa possui sala de estudo com micro-computador (conectado à internet) e impressora para uso individual.
A implantação do CAPG/UFSC – Cadastro de Alunos de Pós-Graduação/UFSC tem contribuído para o desenvolvimento das atividades da Coordenadoria de Pós-Graduação, facilitando o acompanhamento dos estudantes (controle acadêmico), a emissão de históricos e demais documentos bem como proporcionado livre acesso aos serviços de Biblioteca aos alunos incluídos neste cadastro (senha de acesso aos bancos de dados e a periódicos eletrônicos assinados pela BU/UFSC bem como para empréstimo, renovação e reserva).
Os Núcleos de Pesquisa do Centro de Desportos, nomeadamente o NUPAF, NUCID e NEPEF possuem amplas instalações, as quais estão equipadas com micro-computadores, impressoras e demais equipamentos necessários para realização das atividades investigativas. Os núcleos são responsáveis por diversas publicações regulares, destacando-se: (a) as revistas Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano e Motrivivência; (b) o Boletim do NuPAF; e (c) a série Tópicos em Atividade Física & Saúde.