Lançado Guia de Atividade Física para a População Brasileira

29/06/2021 15:03

Hoje, foi lançado o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, elaborado por 70 pesquisadores (três docentes, professoras doutoras Tânia Benedetti e Kelly Samara da Silva e professor doutor Thiago Sousa Matias, e sete doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC) sob a Coordenação do Prof. Dr. Pedro Hallal, que trabalharam por mais de um ano em sua elaboração. O Guia é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas, confeccionado com recomendações para orientar e estimular a população brasileira a adotar um estilo de vida fisicamente ativo.

O Guia abrange informações para os diferentes ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e populações com características específicas como gestantes e pessoas com deficiência. Além disso, o Guia traz um capítulo exclusivo para a Educação Física escolar.

O documento reforça a importância de que fazer qualquer atividade física, seja no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e/ou nas tarefas domésticas, é melhor que não fazer atividade física. A mensagem é que “Cada minuto conta!”.

Independentemente da sua área de atuação, leia, conheça, compartilhe e inclua em suas ações de rotina da saúde as orientações e as estratégias apresentadas no Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Disponível em: https://aps.saude.gov.br/biblioteca/index/MQ==).