Apresentação

A Universidade Federal de Santa Catarina, criada em 1960, reconhece a pós-graduação como parte essencial de sua atuação no contexto da educação superior no Estado de Santa Catarina. Localizada em Florianópolis, congrega 93 cursos de pós-graduação stricto senso, sendo 56 em nível de Mestrado e 37 de Doutorado.

O Centro de Desportos, por meio do Departamento de Educação Física, e em parceria com outros departamentos da UFSC, iniciou, em 1996 e em 2006, respectivamente, os cursos de Mestrado e de Doutorado em Educação Física. Nos últimos anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFSC vem se consolidando como referência regional e nacional em seu campo de atuação acadêmica, possuindo Conceito 6 na última avaliação da CAPES.

Desde seu início já formou cerca de 400 mestres e 80 doutores, sendo que muitos desses pesquisadores atuam hoje em diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo País. O principais objetivos do Programa são estimular e desenvolver a pesquisa na área de Educação Física, aplicar o processo de pesquisa na elaboração e desenvolvimento de projetos e outras modalidades de trabalho científicos e contribuir para o aprimoramento dos docentes de ensino superior e outros profissionais especializados da área de Educação Física.

A estrutura curricular dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEF/UFSC é formada por três áreas de concentração:

Atividade Física Relacionada à Saúde;

Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física; e

Biodinâmica do Desempenho Humano.

Seu corpo docente é composto por pesquisadores de renome nacional, incluindo-se professores que são Bolsistas de Produtividade do CNPq. Soma-se a isso o fato de que regularmente o Programa custeia a vinda de importantes docentes de outros países que vem ministrar módulos de disciplinas obrigatórias do curso de Doutorado.

O PPGEF/UFSC tem ainda como uma de suas principais diretrizes proporcionar aos seus estudantes as melhores condições para que possam realizar a sua formação acadêmica, enquanto docentes e pesquisadores. Além disso, cada estudante possui uma cota anual de recursos a serem empregados na participação em eventos científicos em que haja apresentação de trabalho.

A infra-estrutura à disposição de nossos estudantes e professores conta com sala de aula específica ao Programa, sala de estudos dos discentes, 4 laboratórios e 5 núcleos de pesquisa, sala de informática com computadores, ginásios, quadras, campo de futebol, pista de atletismo e piscina (com 50 metros, coberta e aquecida).