Estrutura Curricular do Doutorado

A estrutura curricular do PPGEF segue o sistema trimestral de oferta de disciplinas, acompanhando outros Programas de Pós-Graduação da UFSC, para assegurar a oferta regular de disciplinas específicas de cada Programa e possibilitar o intercâmbio acadêmico entre diversos cursos de pós-graduação da Instituição.

No curso de doutorado são exigidos 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 36 em disciplinas eletivas e 12 correspondentes ao desenvolvimento da tese, totalizando 60 créditos.

O curso de doutorado, iniciado em setembro de 2007, exige a proficiência em duas línguas estrangeiras – uma delas no ingresso e a segunda antes do final do primeiro ano do curso. A qualificação deverá acontecer após o cumprimento dos créditos e demais atividades previstas no Regimento do PPGEF e normas específicas que detalham as diretrizes regimentais.

Sinteticamente, a seqüência de etapas do fluxograma do curso de doutorado é o seguinte:

A. Ingresso no Curso de Doutorado – Área de Concentração, linha de pesquisa e orientador já definidos. Exigência de proficiência em língua estrangeira;

B. Planejamento das atividades do Curso – Orientador e orientando;

C. Cumprimento de créditos em disciplinas (total: 48 créditos, sendo 12 obrigatórios) e outras atividades de pesquisa / publicações;

D. Teste de proficiência em outra  língua estrangeira;

E. Qualificação do projeto de tese;

F. Desenvolvimento da tese;

G. Defesa da tese;

H. Entrega da cópia definitiva da tese e do artigo da tese.