Banca Examinadora de Qualificação

MESTRADO

Os mestrandos que estejam no segundo ano do curso e que já tenham cumprido a carga mínima de créditos exigidos em disciplinas deverão entregar à Secretaria do Programa, até o final do mês de maio, ofício formalizando a composição da banca examinadora de qualificação.

O modelo de ofício de qualificação de Mestrado pode ser acessado abaixo:

Ofício de Qualificação de Mestrado

Caso o estudante não consiga atender ao prazo acima mencionado (fim do mês de maio), deverá até o final do mesmo entrar com pedido de prorrogação de prazo de qualificação junto à Coordenação do Programa. O modelo deste requerimento pode ser baixado no link Aluno>Requerimentos>Prorrogação de prazo para qualificação ou conclusão do curso.

DOUTORADO

Até quarenta e cinco dias antes do término do oitavo trimestre letivo que estiverem cursando, os doutorandos que já tenham cumprido a carga mínima de créditos exigidos em disciplinas deverão entregar à Secretaria do Programa ofício formalizando a composição da banca examinadora de qualificação.

O modelo de ofício de qualificação de Doutorado pode ser acessado abaixo:

Ofício de Qualificação de Doutorado

Caso o estudante não consiga atender ao prazo acima mencionado (até quarenta e cinco dias antes do término do oitavo trimestre letivo do curso), deverá até o final do mesmo entrar com pedido de prorrogação de prazo de qualificação junto à Coordenação do Programa. O modelo deste requerimento pode ser baixado no link Aluno>Requerimentos>Prorrogação de prazo para qualificação ou conclusão do curso.

PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

a) Dentro do prazo regimental inerente à qualificação, o discente, ou seu orientador, deverão encaminhar o ofício de formalização da banca de qualificação disponível no sítio eletrônico do PPGEF para o e-mail “ppgef@contato.ufsc.br”, em meio eletrônico, devidamente preenchido e assinado pelo orientador.

b) O Programa verificará a composição da banca proposta pelo orientador. Caso esteja de acordo com o regimento do PPGEF, o orientador e/ou discente receberá e-mail da Secretaria confirmando o recebimento do ofício.

c) Depois disso, o orientador e/ou discente deverão disponibilizar aos membros da banca cópia do projeto de dissertação ou de tese, em arquivo eletrônico ou documento impresso. Caso os membros da banca optem pelo recebimento de cópia impressa do trabalho, o próprio discente ficará responsável por sua impressão e entrega.

d) Além disso, o orientador e/ou discente deverá entrar em contato com os membros titulares da banca para solicitar a emissão de parecer sobre o projeto e definir a data e horário da reunião da qualificação, responsabilizando-se também pela reserva de espaço para a realização da mesma.

e)  Após a realização da reunião de qualificação, deverá ser entregue à Secretaria do Programa a ata desta reunião, redigida pelo orientador e assinada por todos os membros presentes e pelo aluno, para que seja apreciada pelo Colegiado Delegado.

Modelo de ata de qualificação de Mestrado

Modelo de ata de qualificação de Doutorado

Ressaltamos que o ofício de formalização da qualificação deverá sempre ser encaminhado à Secretaria do PPGEF antes da realização da reunião de qualificação.